Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO ANO LETIVO 2012


CMEI- CANTINHO FELIZ

DIRETORA: ALCIRENE


SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: RAIMUNDA BATISTA


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: LÉA BRITO



PROJETO: ESPAÇO DE SABER


TEMA:  ADAPTAÇÃO
 


Professor Responsável: Ruteléia Sales de Almeida 





 
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a entrada da criança na escola a expõe a mesma diante de novas experiências que poderão ter uma grande repercussão em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Pensando nisso acreditamos que o processo deve ocorrer de forma prazerosa respeitando a individualidade de cada educando, seu jeito de ser e de relacionar com o novo ambiente bem como a maneira que interage com os colegas e professores no período de adaptação.
Serão inseridos ainda algumas datas comemorativas como: Carnaval resgatando valores que colaboram para que o ensino na educação infantil especificamente no CMEI Cantinho Feliz, seja desenvolvido integralmente com as habilidades, tornando – as capazes de crescerem como cidadãos críticos e construtivos, pois. O RCNEI ao identificar os eixos norteadores orienta a prática docente e torna evidente o que se espera do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis, dinâmicos e ágil: que a criança chega a ter noção de que ela é uma cidadã com plena capacidade de participar socialmente do seu meio.
Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente rico e alegre onde as crianças sintam-se bem acolhidas a fim de que estabeleçam relações afetivas aprendendo a conhece-las percebe-las e assim manifestar suas maneiras de ser e aperfeiçoar suas habilidades por meio de histórias,revistas,músicas brincadeiras e demais situações de aprendizagem .

Objetivo específicos:
*Adaptar-se ao ambiente escolar.*
Construir coletivamente regras de convivio e respeita-las observando o desempenho dos outros.
*Manifestar motivação em participar de atividades individuais e em grupo.
*desenvolver hábitos de organização pessoal e escola.
*Interagir e construir vínculos afetivos com crianças e os profissionais do CMEI.
*Estimular a alegria e descontração considerando que o carnaval é a maior festa cultural e popular brasileira.

Metodologia:
*Definindo coletivamente os direitos,deveres e organização das atividades diárias de forma individual e coletiva,reforçando-as diariamente.
*Oferecendo momentos de escolha de atividades e brinquedos e parceiros de acordo com a organização definida pelo grupo.
*Trabalhando com as diferenças (familia,costumes,casa,altura,peso ,caracteristicas físicas ,preferência).
*Organizando materiais de uso coletivo e individual como massinha,lápis de cor,cadeiras ,mochilas...
*Explorando a rodinha,hora da novidade.
*Contando história e promovendo a discussão para facilitar a interpretação a apressão de ideias
*Articulando brincadeira e canções,incentivando a participação das crianças (confecção de mascaras e pompons).
Avaliação:
Será feita de forma continua acompanhando os progressos dos alunos do novo ambiente e das atividades propostas.
Eixos: Música,movimento e identidade e autonomia,linguagem oral e escrita e artes visuais.

Culminância:
Será realizada uma socialização com todas as turmas onde será apresentado o que foi trabalhado durante o projeto.
As crianças precisam mais de exemplo do que de conselhos”.
Joubert


Nenhum comentário:

Postar um comentário