CMEI- CANTINHO FELIZ
DIRETORA: ALCIRENE
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: RAIMUNDA BATISTA
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: LÉA BRITO
PROJETO:
ESPAÇO DE SABER
TEMA:
ADAPTAÇÃO
Professor
Responsável: Ruteléia Sales de Almeida
JUSTIFICATIVA
Sabemos
que a entrada da criança na escola a expõe a mesma
diante de novas experiências que poderão ter uma grande
repercussão em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e
social. Pensando nisso acreditamos que o processo deve ocorrer de
forma prazerosa respeitando a individualidade de cada educando,
seu jeito de ser e de relacionar com o novo ambiente bem como a
maneira que interage com os colegas e professores no período
de adaptação.
Serão inseridos ainda algumas datas comemorativas como:
Carnaval resgatando valores que colaboram para que o ensino na
educação infantil especificamente no CMEI Cantinho
Feliz, seja desenvolvido integralmente com as habilidades,
tornando – as capazes de crescerem como cidadãos críticos
e construtivos, pois. O RCNEI ao identificar os eixos norteadores
orienta a prática docente e torna evidente o que se espera do
processo de ensino e aprendizagem indissociáveis, dinâmicos
e ágil: que a criança chega a ter noção
de que ela é uma cidadã com plena capacidade de
participar socialmente do seu meio.
Objetivo
Geral: Proporcionar um ambiente rico e alegre onde as crianças
sintam-se bem acolhidas a fim de que estabeleçam relações
afetivas aprendendo a conhece-las percebe-las e assim manifestar
suas maneiras de ser e aperfeiçoar suas habilidades por meio
de histórias,revistas,músicas brincadeiras e demais
situações de aprendizagem .
Objetivo
específicos:
*Adaptar-se
ao ambiente escolar.*
Construir
coletivamente regras de convivio e respeita-las observando o
desempenho dos outros.
*Manifestar
motivação em participar de atividades individuais e em
grupo.
*desenvolver
hábitos de organização pessoal e escola.
*Interagir
e construir vínculos afetivos com crianças e os
profissionais do CMEI.
*Estimular
a alegria e descontração considerando que o carnaval é
a maior festa cultural e popular brasileira.
Metodologia:
*Definindo
coletivamente os direitos,deveres e organização das
atividades diárias de forma individual e
coletiva,reforçando-as diariamente.
*Oferecendo
momentos de escolha de atividades e brinquedos e parceiros de acordo
com a organização definida pelo grupo.
*Trabalhando
com as diferenças (familia,costumes,casa,altura,peso
,caracteristicas físicas ,preferência).
*Organizando
materiais de uso coletivo e individual como massinha,lápis de
cor,cadeiras ,mochilas...
*Explorando
a rodinha,hora da novidade.
*Contando
história e promovendo a discussão para facilitar a
interpretação a apressão de ideias
*Articulando
brincadeira e canções,incentivando a participação
das crianças (confecção de mascaras e pompons).
Avaliação:
Será
feita de forma continua acompanhando os progressos dos alunos do novo
ambiente e das atividades propostas.
Eixos:
Música,movimento e identidade e autonomia,linguagem oral e
escrita e artes visuais.
Culminância:
Será
realizada uma socialização com todas as turmas onde
será apresentado o que foi trabalhado durante o projeto.
“As
crianças precisam mais de exemplo do que de conselhos”.
Joubert
Nenhum comentário:
Postar um comentário