CMEI - CANTINHO FELIZ
PROJETO: “FAZENDO ARTES NO CANTINHO FELIZ”
JUSTIFICATIVA:
O presente projeto constitui-se em um conjunto de propostas surgidas da necessidade de propiciar o desenvolvimento de pensamentos e/ou sentimentos artísticos infantis, visando despertar o equilíbrio, a linguagem a expressão e comunicação das sensações por meio da organização e relacionamentos intra e/ou inter pessoais.
Segundo os RCNEIS (1998, p. 91) “No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa”.
É importante mencionar que Taquaruçu é um bairro de grandes riquezas naturais, de fácil acesso, além das crianças possuírem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e que pensam o mundo de um jeito muito próprio, tais fatores proporcionam uma leitura feita a partir dos sinais e/ou símbolos por elas expostos através da arte.
Considerando esse ambiente propício para as artes, é importante salientar, também a musicalização, que inicia-se de forma intuitiva e expontânea desde os primeiros anos de vida, através da sua interação com o universo sonoro circundante, portanto, estimular as crianças através do ouvir, cantar e dançar são atividades importantes para o desenvolvimento integral dos alunos.
Buscaremos, também, de modo interdisciplinar englobar as datas comemorativas durante o desenvolvimento do mesmo.
OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento de mundo que a criança possui manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística, e que sejam instigados a construir gradativamente e a seu tempo conhecimentos que os auxiliem na compreensão de si próprios, das relações sociais e naturais, da cultura em que vivem e dos valores necessários para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1- Estimular a atenção das crianças através de conversas informais sobre artesãos e artistas;
2- Despertar a criatividade artística de forma intuitiva e expontânea;
3- Desenvolver a linguagem oral através das histórias e das músicas;
4- Desenvolver o gosto pela música e suas criações musicais;
5- Reproduzir sons existentes na natureza ou ambiente do CMEI;
6- Explorar as possibilidades do rítmo e gestos corporais, para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
7- Ter contato com o repertório musical folclórico por meio de audição;
8- Aprender canções infantis e apresentá-las nas datas comemorativas;
9- Brincar de roda;
10- Confeccionar brinquedos rítmicos e utilizá-los em suas brincadeiras;
11- Despertar e desenvolver a percepção e expressão por meio da música;
12- Desenvolver o cuidado com o próprio corpo e com o esquema em que habita;
13- Combinar direito e deveres através de conversas formais e informais;
14- Estimular a atenção e o raciocínio;
15- Produzir trabalhos de artes utilizando a pintura, a modelagem, colagem, desenvolvendo o prazer e o respeito pelo processo de criação.
METODOLOGIA:
1- Estimulando a coordenação motora através de desenhos livres;
2- Trabalhando com pintura, colagem e modelagem a partir do seu próprio repertório;
3- Contando história e estimulando a criança na re-elaboração da mesma, a partir do seu conhecimento de mundo;
4- Mostrando álbum seriado relacionado a arte e falando sobre ele;
5- Despertando o gosto pelo teatro através da formação do grupinho de teatro e suas apresentações;
6- Acompanhando os sons musicais e seus rítmos com palmas e batidas de pés;
7- Conversando informalmente sobre os temas trabalhados durante o ano;
8- Explorando materiais sonoros e rítmicos;
9- Participando de situações que integrem músicas, canções, cantigas de roda e dança;
10- Ouvindo e observando os sons da natureza em atividades externas;
11- Confeccionando instrumentos musicais;
12- Despertando o fazer artístico de forma intuitiva e expontânea;
EIXOS NORTEADORES:
Movimento
Música
Artes visuais
Linguagem oral
Natureza e sociedade
Identidade e autonomia
RECURSOS HUMANOS:
Alunos
Pais
Professores
Equipe diretiva
Equipe Adm. E funcionários
RECURSOS MATERIAIS:
Papel chamex, Lápis, Tesoura, Óleo, Papel Pardo, Lápis de Cera, Cartolina, Farinha de Trigo, Pape Crepom,Giz de Cera, Anilina várias cores, Pincéis, Cola, Revistas e Jornais, Argila, Molduras, Fita crepe, Barbante,
Sucatas, Roupas p/ dança, Folhas de Árvores, CD, Massa de modelar, Roupas p/ teatro, Tinta Guache, Som, Sal, Expositor.
AVALIAÇÃO:
Será realizada em forma de relatório diário, através da observação de cada aluno individual e coletivamente durante o processo de desenvolvimento do projeto, onde serão avaliados os aspectos social, afetivo, cognitivo e psicomotor.
CRONOGRAMA:
CULMINÂNCIA BIMESTRAL
DATA
ARTES VISUAIS
MARÇO/ABRIL
EXP./ESP.DA CID. E COQUETEL
DANÇA
MAIO/JUNHO
APRES. NO CANTINHO FELIZ
MÚSICA
AGOSTO/SET.
APRES. NO RED. DA PRAÇA
TEATRO
OUT/NOV/DEZ.
APRES. NO CANTINHO FELIZ
REFERÊNCIAS:
RCNEI da Educação Infantil – MEC/SEF, 1998. Vol. 03
Reverbel, Olga. Jogos teatrais na escola. 1ª ed. São Paulo. Scipione. 2006.
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