PROJETO “ALIMENTAÇÃO DIVERTIDA É TUDO NA VIDA”
JUSTIFICATIVA
As crianças costumam dedicar parte do seu tempo aos jogos e brincadeiras. No entanto, muitos adultos ainda não compreenderam a importância que a brincadeira, o brinquedo e os jogos tem na vida e no desenvolvimento infantil, pois acham que brincar é uma coisa sem importância, algo sério, pelo fato de não ser um trabalho. No entanto, é através da brincadeira que as crianças também se constituem como indivíduos, construindo hábitos, atitudes, preferências, inclusive com relação a alimentação. Nesse sentido, procuramos nesse projeto, criar uma relação lúdica com os alimentos, proporcionando momentos divertidos desde a sua produção com a hortinha, a preparação dos alimentos e também ao ato de alimentar-se, estimulando as crianças a terem hábitos saudáveis em relação aos alimentos.
As crianças costumam dedicar parte do seu tempo aos jogos e brincadeiras. No entanto, muitos adultos ainda não compreenderam a importância que a brincadeira, o brinquedo e os jogos tem na vida e no desenvolvimento infantil, pois acham que brincar é uma coisa sem importância, algo sério, pelo fato de não ser um trabalho. No entanto, é através da brincadeira que as crianças também se constituem como indivíduos, construindo hábitos, atitudes, preferências, inclusive com relação a alimentação. Nesse sentido, procuramos nesse projeto, criar uma relação lúdica com os alimentos, proporcionando momentos divertidos desde a sua produção com a hortinha, a preparação dos alimentos e também ao ato de alimentar-se, estimulando as crianças a terem hábitos saudáveis em relação aos alimentos.
OBJETIVO GERAL
-Contribuir para a criação de hábitos de alimentação saudável, bem como auxiliar as crianças a agir adequadamente em momentos de alimentação, atendendo aos princípios da variedade, equilibrio, moderação, prazer, sendo adequada em termos de sabor, textura, aroma e forma.
-Contribuir para a criação de hábitos de alimentação saudável, bem como auxiliar as crianças a agir adequadamente em momentos de alimentação, atendendo aos princípios da variedade, equilibrio, moderação, prazer, sendo adequada em termos de sabor, textura, aroma e forma.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Organizar a hortinha da creche;
- Plantar, regar e cuidar da hortinha;
- Utilizar as hortaliças na alimentação das crianças da creche;
- Orientar as crianças de forma lúdica quanto a importância de uma alimentação saudável;
- Utilizar de linguagem artística local e tradicional, como literatura, dança, música, teatro e outros superando a idéia de ensinar e transmitir conhecimentos;
- Implantar o self-service como uma estratégia para a construção de hábitos alimentares mais rícos e variados e para construção da autonomia das crianças;
- Socializar hábitos de higiene com os alunos;
- Falar sobre a higiene na alimentação;
- Promover um mini-curso com os pais sobre alimentação saudável e estimular o aproveitamento integral dos alimentos.
- Organizar a hortinha da creche;
- Plantar, regar e cuidar da hortinha;
- Utilizar as hortaliças na alimentação das crianças da creche;
- Orientar as crianças de forma lúdica quanto a importância de uma alimentação saudável;
- Utilizar de linguagem artística local e tradicional, como literatura, dança, música, teatro e outros superando a idéia de ensinar e transmitir conhecimentos;
- Implantar o self-service como uma estratégia para a construção de hábitos alimentares mais rícos e variados e para construção da autonomia das crianças;
- Socializar hábitos de higiene com os alunos;
- Falar sobre a higiene na alimentação;
- Promover um mini-curso com os pais sobre alimentação saudável e estimular o aproveitamento integral dos alimentos.
METODOLOGIAS
- Organizando a hortinha da creche;
- Plantando, regando e cuidando da hortinha;
- Incentivando a participação das crianças em atividades relacionadas à alimentação e a limpeza;
- Dramatizando com fantoches histórias vividas ou criadas de acordo com o repertório infantil;
- Utilizando músicas e brincadeiras de faz de conta;
- Implantando o self-service;
- Conversando informalmente sobre os hábitos de higiene: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear
os cabelos, tomar banho;
- Interagindo com a criança na hora da alimentação, nomeando os alimentos que lhe são oferecidos;
- Confeccionando bichinhos de frutas e legumes para as crianças brincarem;
- Confeccionando bichinhos de frutas e legumes para as crianças comerem;
- Promovendo um mini-curso sobre alimentação saudável e estimulando o aproveitamento integral dos alimentos.
- Organizando a hortinha da creche;
- Plantando, regando e cuidando da hortinha;
- Incentivando a participação das crianças em atividades relacionadas à alimentação e a limpeza;
- Dramatizando com fantoches histórias vividas ou criadas de acordo com o repertório infantil;
- Utilizando músicas e brincadeiras de faz de conta;
- Implantando o self-service;
- Conversando informalmente sobre os hábitos de higiene: lavar as mãos, escovar os dentes, pentear
os cabelos, tomar banho;
- Interagindo com a criança na hora da alimentação, nomeando os alimentos que lhe são oferecidos;
- Confeccionando bichinhos de frutas e legumes para as crianças brincarem;
- Confeccionando bichinhos de frutas e legumes para as crianças comerem;
- Promovendo um mini-curso sobre alimentação saudável e estimulando o aproveitamento integral dos alimentos.
RECURSOS MATERIAIS
Frutas, legumes, sementes, terra preta, adubo orgânico, regadores, tábuas, pregos, papel chamex, lápis de cor, livros, revistas para recorte, aparelho de som, tv e dvd, Casinha do Fantoche, bonecos de fantoche, cartolina, papel cartão, cola.
Frutas, legumes, sementes, terra preta, adubo orgânico, regadores, tábuas, pregos, papel chamex, lápis de cor, livros, revistas para recorte, aparelho de som, tv e dvd, Casinha do Fantoche, bonecos de fantoche, cartolina, papel cartão, cola.
RECURSOS HUMANOS
Alunos, professores, equipe diretiva, funcionários, pais e/ou responsáveis.
Alunos, professores, equipe diretiva, funcionários, pais e/ou responsáveis.
PERÍODO
Este projeto será desenvolvido entre os dias 01/09/2009 a 22/12/2009.
Este projeto será desenvolvido entre os dias 01/09/2009 a 22/12/2009.
AVALIAÇÃO
Faz-se mediante acompanhamento e registro diário do seu desenvolvimento e participação nas atividades propostas, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, documentando mudanças e conquistas.
Faz-se mediante acompanhamento e registro diário do seu desenvolvimento e participação nas atividades propostas, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, documentando mudanças e conquistas.
CULMINÂNCIA
No CMEI, com a apresentação e preparação dos produtos produzidos pela hortinha, e refeições servidas às crianças no seu dia a dia.
No CMEI, com a apresentação e preparação dos produtos produzidos pela hortinha, e refeições servidas às crianças no seu dia a dia.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
Nutrir uma iniciativa da Nestlé & Guisadinho, sugestões para brincar e se alimentar com alegria, Caderno do Gestor, Livro do Educador, 2007.
Nutrir uma iniciativa da Nestlé & Guisadinho, sugestões para brincar e se alimentar com alegria, Caderno do Gestor, Livro do Educador, 2007.
avisa lá – Revista para a formação de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Publicação do Instituto Avisa lá. Ano V – Ed. Especial/ Nutrir . Novembro de 2005.
GUIMARÃES, O. Arroz, feijão e leite são insuficientes para tanta gente. Valor econômico, São Paulo: 12 de maio de 2003, pag. F2. 2003.
HOFFMAN, R. Pobreza, insegurança alimentar e desnutrição no Brasil. Estudos Avançados, V.9 n.24, 1995.
INSTITUTO CIDADANIA. Projeto Fome Zero – Uma Proposta de Política de Segurança Alimentar para o Brasil. São Paulo: Instituto Cidadania (117 págs.), 2001.
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